Revolucao Industrial
Revolução Industrial
Introdução
Revolução Industrial foi a mudança para novos processos de manufatura no período de 1760 a aproximadamente 1840. Esta transformação métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, eficiência da energia da água, o uso da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início na Inglaterra e se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos. A Revolução Industrial é um divisor de quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo.
O início e a duração da Revolução Industrial variam de acordo com diferentes historiadores. A revolução impulsionou um forte crescimento econômico nas economias capitalistas. O início da Revolução Industrial é dos eventos mais importante na história.
Por que a Revolução Industrial aconteceu primeiro na Inglaterra?
O mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos feitos artesanalmente. Com a grande demanda, o país criou máquinas, aumentando a produtividade e diminuindo os custos, criando uma crise do sistema artesanal no restante do mundo. Fatores que favoreciam a Inglaterra era a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, condições de continuar exportando.
As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. A produção de mercadorias aumentou muito, e os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram também. Com isso os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias.
As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças que chamaram aquele período de Revolução Industrial. O mundo novo do