Revolucao francesa
Liberalismo: É uma teoria onde o individuo é colocado em primeiro lugar, aconteceu no século XVIII, principalmente na França. As pessoas são julgadas pelos seus méritos. Condena o pensamento de uma sociedade estamental (você é o que você nasce).
- Quer:
Igualdade jurídica.
Liberdade de expressão.
É uma revolução ecumênica.
A luta pelo liberalismo dá inicio a Revolução Francesa.
O que ocasionou:
Fase do Terror: Os Jacobinos (radicais da revolução, direita) atacam oposições dentro da França. Ela acaba quando os Girondinos (esquerda) subindo ao poder com a ajuda dos burgueses e traz um liberalismo que não quer igualar a situação econômica da população, diferente do que os Jacobinos queriam.
Os burgueses no começo da fase do terror apoiavam os jacobinos, mas retiram seu apoio após ver que os radicais queriam uma economia igualitária, e começam a apoiar os liberais revolucionistas, os girondinos.
Liberalismo Implantado na França.
Napoleão Bonaparte: General francês que vence guerras consideradas impossíveis e sobe de patente de maneira rápida por causa do principio liberalista: Se você tem mérito, você merece “subir” na vida. Não importa como você nasceu.
Bonaparte era nascido burguês e era filho da revolução.
Napoleão vira imperador com toda a França o apoiando. Dizem que “agradou gregos e troianos”, pois a coroação de Bonaparte agrada a burguesia por ele ser filho de um burguês e por isso ele não acabaria com seus privilégios e agrada o resto da população mais pobre por ele ser um herói de guerra e ser filho da revolução.
Guerras impossíveis ganhas por Napoleão: 9 países europeus declaram guerra ao liberalismo francês (guerra a idéia e não ao estado) e Napoleão, como general, vence todos os países.
Império Napoleônico
Napoleão Bonaparte começa a invadir países europeus (menos a Inglaterra, por ser uma ilha) sucessivamente e ganha todas as batalhas. Territórios conquistados têm que adotar o “Código Napoleônico”. O