Revolta Protestante
Calvinismo, Anglicanismo.
Tinha como base a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento em relação aos princípios primordiais. Durante a Idade Média a Igreja exerce um certo poder, interferindo em decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras sendo apoiada pelo Sistema Feudalista.
Martinho Lutero questionava a Igreja porque se distanciava de seus ensinamentos e assim caía em contradição, chegando até mesmo vender indulgências, que é a compra do perdão dos pecados.
Alguns motivos para a ocorrência da Reforma Protestante:
Motivo importante para ocorrer as Reformas foi o fato de que a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais, porém ela mesma o fazia.
A burguesia ascendente necessitava assim que a redimisse dos pecados pela acumulação de dinheiro.
Havia também o enfraquecimento do sistema feudalista, que estava dando lugar as Monarquias que começava a despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento e colocavam a Nação e o Rei acima dos poderes da Igreja
Vários elementos da realeza pretendiam dominar a Igreja e obter seus bens, para conseguirem aumentar seu poder e influência.
Leão X (1513-1521) com o propósito de terminar a Basílica de São Pedro determinou a venda do perdão dos pecados. Martinho Lutero foi completamente contra e protestou com noventa e cinco preposições e as afixou na porta da igreja em que era mestre e pregador. Em alguma delas condenava a prática vergonhosa do pagamento de indulgências (perdão dos pecados) o que fez com que o Papa exigisse dele uma retratação pelo