cabanagem
Cabanagem foi uma revolta acontecida entre 1835 e 1840, localizada na região Norte do Brasil, província Grão-Pará (estado Pará atualmente).
No inicio do período regencial, a situação da população pobre de Grão-Pará era péssima , sem as mínimas condições adequadas para sobreviver , sem trabalho, e vivendo em casas de barro (cabanas) .
Insatisfeitos com a situação e com o tal abandono do governo, índios e mestiços (na maioria) e os integrantes da elite local (fazendeiros e comerciantes), se uniram contra o governo regencial.
Índios e mestiços pretendiam obter melhores condições de vida, já os fazendeiros e comerciantes pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
No inicio em 1835, a cabanagem gerou um massacre sangrento, entre protestante e tropas do governo central. Alguns historiadores estimam hoje que cerca de 30 mil pessoas foram mortas durante o cinco anos de Cabanagem.
Os cabanos ocuparam a capital da província, Belém, (1835) colocando na presidência Félix Malcher, que atuava como fazendeiro, propôs acordo com o governo regencial. Malcher foi assassinado por trair o movimento, os cabanos colocaram no seu lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre, sendo sucedido por Eduardo Angelim.
O governo central brasileiro usou toda sua força, com o apoio de tropas mercenárias européias, reprimindo a Cabanagem que crescia cada vez mais.
Após cinco anos de combate, o governo consegue reprimir a revolta, até que em 1840 muitos deles tinham sido mortos ou presos, sendo derrotados sem alcançar seus objetivos. A cidade de Belém foi brutalmente deteriorada, reduzindo drasticamente o número de habitantes.
Cabanagem:
Cabanagem foi uma revolta acontecida entre 1835 e 1840, localizada na região Norte do Brasil, província Grão-Pará (estado Pará atualmente).
No inicio do período regencial, a situação da população pobre de Grão-Pará era péssima , sem as mínimas condições adequadas para sobreviver , sem trabalho,