trabalho ruim de sociologia
Com a ascensão da burguesia, mesmo que eles, como a classe dominante, buscassem lucros, o capitalismo não se desenvolveria sem que o resto da população passasse a pensar de acordo com o seu "espírito". Os burgueses precisavam de uma validação moral para suas atividades, para isso eles patrocinaram algumas religiões da revolta protestante, que passaram a pregar a ética protestante do trabalho. Esse pensamento diz que o trabalho dignifica o homem e o lucro deve ser buscado para se gerar ainda mais lucro, deixando o resto de lado. Com isso, a burguesia deixou de ser vista como um bando de ganaciosos e passou a ser admirada e respeitada.
Essa busca racional por lucro aparece no filme quando a empresa decide vender seus papeis podres para tentar se salvar durante a crise, em detrimento da economia, que pode ter sua crise agravada por causa dessa ação.
Quando o banco do filme Margin Call decide que é melhor tentar se salvar e afundar ainda mais a economia, ao invés de ser afundado junto com o resto, é demonstrada uma característica do capitalismo moderno que Weber diz em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo": a procura racional pelo ganho. A religião protestante é a instituição que influenciou e alavancou o capitalismo moderno, que criou esse hábito de vida.
Com a ascensão da burguesia, mesmo que eles, como a classe dominante, buscassem lucros, o capitalismo não se desenvolveria sem que o resto da população passasse a pensar de acordo com o seu "espírito". Os burgueses precisavam de uma validação moral para suas atividades, para isso