Revolta dos Cipaios
A Revolta dos Cipaios foi um revolta popular armada ocorrida na Índia, entre 1857 e 1859, contra a dominação e exploração britânica na Índia.
Contexto Histórico:
Na segunda metade do século XIX, a Inglaterra adotou uma política colonialista e imperialista, dominando várias regiões da África e Ásia. Os britânicos tinham como objetivo explorar os recursos minerais e a mão-de-obra destas regiões, além de ampliar o mercado consumidor para seus produtos industrializados. Como quase toda ação gera uma reação, vários povos ou grupos não aceitaram este sistema explorador e partiram para a reação contra o dominador.
Causas principais:
- Os britânicos obrigaram jovens indianos a participarem do exército da Companhia Britânica das Índias Orientais. Estes jovens soldados, que ficaram conhecidos como cipaios, tinham como função principal garantir a proteção das atividades comerciais britânicas na Índia.
- Como as condições de trabalho dos cipaios eram péssimas, inclusive com baixíssimos salários, o sentimento de revolta que já era grande, aumentou ainda mais.
- Diferenças étnicas, culturais e religiosas entre os oficiais britânicos e os soldados indianos (cipaios).
- Revolta dos soldados indianos com os cartuchos usados num novo rifle britânico. Havia rumores que estes cartuchos eram revestidos por uma película (espécie de graxa) de origem bovina. Como no hinduísmo a vaca é um animal sagrado, este fato gerou muita revolta e acabou sendo o estopim para o conflito.
Como foi e como terminou:
A revolta teve inicio em 1857, e os cipaios pegaram em armas para combater as tropas britânicas. As regiões central e norte da Índia foram as mais atingidas pelos conflitos armados. Ocorreram várias mortes durante a revolta, sendo que muitos oficiais britânicos foram assassinados.
No início, as tropas indianas conseguiram várias vitórias, provocando o recuo dos britânicos. Em 1857, os cipaios conquistaram e dominaram províncias da região