Freud
Fase de Latência: 6 anos à puberdade.
-Superego;
-Papéis sexuais resolvidos;
-Fase do ingresso escolar
Considerando o pensamento de Freud, que consiste no prazer sendo obtido através do corpo e o comportamento um produto deste, percebe-se a importância de uma aula de educação física ministrada com qualidade, tratando a criança como um ser completo composto de físico, social e mental. Para melhor explicarmos esta afirmação, comparamos o conteúdo do artigo em anexo com a teoria do citado filósofo.
O estudo teve por meta verificar quais os objetivos trabalhados na Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, qualificação profissional de quem ministra estas aulas e a opinião dos mesmos sobre a importância da atuação do profissional de Educação Física nestas séries. A pesquisa foi feita em Santa Maria/RS, contando com 27 professores das redes municipal, privada e pública.
De acordo com os resultados do estudo, apenas 3 professores desta amostra são formados em Educação Física, o restante tendo formação em Pedagogia e/ou Magistério. Constatou-se unanimidade quanto à orientação obtida, inclusive os graduados no curso de Educação Física: pouquíssima prática, muita teoria e ambas quase inaplicáveis na escola, pois a grande maioria não apresenta espaço apropriado para estas aulas, além do escasso material.
Ainda de acordo com os dados, percebe-se que a falta de informação sobre o curso em si resulta em pensamentos controversos sobre a importância do profissional de Educação Física: quase unânime ao declararem que apenas o professor graduado neste curso é capaz de empregar uma aula