A Partilha da frica e da sia
Conferencia de Berlim:
A Conferência de Berlim foi realizada entre 19 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885, e teve como objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos desse continente em causa.
O congresso foi proposto por Portugal e organizado pelo Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha, assim como participaram ainda a Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano.
Como Foi a Partilha?
Partilha da África
A divisão do continente africano teve seu início na segunda parte do século XIX. Porém, foi um pouco depois, na Conferência de Berlim (1884 – 1885) que a delimitação das fronteiras da África atingiu seu ponto máximo. Nesta conferência foram decididas normas a serem obedecidas pelas potências colonizadoras. Apesar do intuito inicial da reunião ter sido o de acertar os limites de interesse econômicos destes países na região, não foi possível alcançar um equilíbrio entre as ambições imperialistas de cada nação. A partilha da África foi decidida por Rússia, EUA e 14 países da Europa.
Apesar das iniciativas, os conflitos de interesses entre os colonizadores prevaleceu. Houve uma série de confrontos entre os países europeus sobre a dominação na África e a administração dos seus territórios. Alguns deles foram: as divergências entre a Inglaterra e a Alemanha sobre a pretendida construção pelos ingleses de uma ferrovia que ligaria o Egito à África do Sul, vetada pela Alemanha; entre a França e a Inglaterra sobre outra ferrovia pretendida desta vez pela França cortando todo o Saara, também impedida pela Inglaterra que dominava o Egito e o Sudão, ou ainda, novamente entre França e Inglaterra que brigavam pelo controle do Egito, do Sudão e do Canal de Suez.
Partilha da Ásia
Podemos compreender o termo