revitalização das docas de belem
O primeiro porto de Belém surgiu no século XVII em forma de ancoradouro, que era representado por uma simples rampa de pedra. No século XIV o movimento comercial aumenta e os números de exportações crescem (exportação da borracha). Necessidade de um novo porto.
Aberta uma concorrência publica, o vencedor foi o engenheiro
Percival Farquar.
Em 02 de outubro de1909 a primeira secção foi inaugurada.
Historia
Anos se passam houve um processo de estagnação sócio e econômica, pelo fato da crise da borracha e um trecho dos armazéns do porto entrou em desuso.
Esse espaço se apresentava bastante marginalizado com assaltos , consumos de drogas e prostituição freqüente.
No ano de 2000 essa área entra no livro de tombos tendo seu valor reconhecido. No dia 13 de maio de 2000 é concluída a restauração e a revitalização dessa área em desuso .
O antes e o depois
Localização
Estação das docas
Objetivos e conceito
Criar um complexo de lazer, cultura e turismo sintetizando o projeto de urbanização e preservação do patrimônio arquitetônico;
Projeto de Paulo Chaves Fernandes e Rosário Lima que definiram o partido de intervenção sob o lema “antes adaptar a intervir” e, ainda segundo os autores, o projeto “abre uma janela” para as águas da baía do Guajará;
A Estação das Docas faz parte de uma série de trabalhos que os arquitetos vêm realizando em lugares abandonados na capital paraense
Revitalização
A área renovada passou a ser chamada de estação das docas, o complexo é composto de 3 galpões de ferro inglês com características arquitetônica do século XVI.
As velhas instalações foram recuperadas e agregados novos materiais como painéis de vidro, ares refrigerados, novas iluminações e aparelhos tecnológicos.
Com 500 metros de orla e 32 mil metros quadrados de área edificada a estação divide-se em três galpões, um ancoradouro flutuante,um terminal de passageiros e um anfiteatro.
Os Armazéns
Cada armazém foi