Revisão ética
Tanto a moral quanto a ética dizem respeito ao agir humano.
A moral diz respeito aos códigos, as leis, aos padrões de conduta e as regras estabelecidas como normas e deveres que orientam a nossa vida em sociedade. Está relacionada à cultura e sofre modificações com o passar dos tempos.
A ética diz respeito aos princípios reflexivos e críticos que orientam o agir e servem de base para avaliar as normas. A ética não dita regras, mas, reflete sobre os princípios que estão nas bases das normas de conduta aceitas na sociedade.
2. O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique.
O juízo ético é a pratica constante do bem e do mal, e justificado em suas ações. È o respeito à integridade moral dos indivíduos e a extensão do seu meio habitat.
3. Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles?
No texto Aristóteles diz que a felicidade em um estado de espirito , que devemos ser éticos, nos trazendo uma realização humana, pois estamos fazendo o bem, isto nos traz felicidade, diz também que a virtude esta relacionada com o autocontrole, o homem como dono de si, buscando seus desejos e não sendo escravos do mesmo.
4.Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética kantiana: A ética kantiana é universalista/formalista: significa que o agir precisa ter caráter universal para ser moral, não havendo espaço para exceções. Segundo o imperativo categórico, "age de tal forma que a tua máxima possa se tornar lei universal". O agir se dá por dever: ou seja, o valor moral das ações consiste em agir pelo puro dever, sem ser movido por algum tipo de inclinação (sentimentos, interesses, etc.).
Por fim, cabe ressaltar que o pressuposto da ética kantiana é a autonomia da razão, isto é, "dar a lei a si mesmo". Dessa forma, o sujeito é livre se for capaz de se autodeterminar, não se deixando levar pelas escolhas de outras pessoas ou por sentimentos e emoções.
5. Que critérios