sobre o partido PSDB
Origem
O
Partido da Social Democracia Brasileira foi fundado em 25 de junho de 1988, formado, principalmente, por parlamentares dissidentes do PMDB. Eles se diziam descontentes com os rumos políticos do partido.
O
PSDB foi formado pela confluência de diferentes pensamentos políticos contemporâneos: dos trabalhistas, adotou a primazia do trabalho sobre o capital; a ética, a solidariedade e a participação comunitária foram assimiladas dos pensadores católicos personalistas, e das ações políticas dos líderes europeus do pós-guerra. Trouxe do socialismo sua vertente democrática e do comunismo a luta dos trabalhadores por direitos iguais, inclusive no voto, e inclui ainda o combate ao totalitarismo de esquerda e direita.
Programa
O PSDB foi criado originalmente com o objetivo de representar a social democracia no Brasil. Entre as principais propostas originais do partido encontram-se o enxugamento da máquina, a instituição do parlamentarismo no plano político e uma economia de mercado regulada pelo Estado, com participação mais livre das empresas privadas e de investidores internacionais. Tem status de observador na Organização Democrata Cristã da
América (ODCA).
Em documento elaborado em 1990, o presidente de honra do partido discorre sobre a social democracia, afirmando: Os pontos principais do programa do PSDB são:
Defesa intransigente da Democracia
Descentralização Política e Administrativa
Estado a serviço do povo e não de grupos privilegiados
Crescimento econômico sustentável com distribuição de renda e educação de qualidade para todos
Reforma Política que fortaleça os partidos e aproxime o parlamentar de seus eleitores.
Ideologia
Hoje,
o PSDB é um partido que se considera de como sendo de centro-esquerda. Fato corroborado pelos próprios analistas políticos, que também o sentenciam como sendo uma legenda de centro-esquerda. Porém, seus críticos, especialmente os adversários de partidos de esquerda, como o PT (atualmente seu maior