Revisão de materiais
A ciência dos materiais: esta está associada ao desenvolvimento e geração de conhecimento fundamental sobre os materiais, tentando compreender o comportamento dos materiais em função de sua estrutura interna e dos processos utilizados em seu processamento.
Engenharia dos materiais: está ligada à utilização desse conhecimento na viabilização e otimização de processos de transformação dos materiais em produtos finais. Materiais metálicos
Materiais não metálicos
1 - Propriedades – Cada propriedade de um material tem haver com as ligações que existem entre os átomos desse material.
1.1 Propriedades físicas: Determinam o comportamento do material no processo de fabricação. 1.1.1 – Propriedades mecânicas: Aparecem quando o material fica sujeito a esforços mecânicos. Ex: a) Resistência mecânica – É a propriedade que permite ao metal resistir a esforços, como esforço de tração e compressão.
b) Elasticidade: É a capacidade que o material tem de voltar a sua forma original, depois de submetido a um esforço externo. Ex: Borracha, o aço que é usado na confecção de molas.
c) Plasticidade: O material quando submetido a um esforço, deve ser capaz de se deformar e manter a forma desejada.
d) Dureza: É a resistência do material penetração e à deformação plástica permanente. e) Fragilidade: É a baixa resistência aos choques.
REVISÃO DE MATERIAIS
Metais
Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos. Eles têm grande número de elétrons não localizados, isto é, estes elétrons não estão amarrados a particulares átomos. Muitas propriedades de metais são diretamente atribuíveis a estes elétrons. Esses elementos possuem como principal característica a sua dutilidade, altas condutividades térmica e elétrica. Eles também são mecanicamente resistentes, porém podem ser deformados e, em geral, possuem um aspecto brilhante e lustroso quando polidos.
Cerâmicas
Cerâmicas são compostos com características entre