revista esportiva
O jornalismo esportivo surge no Brasil nos primeiros anos do século XX. Nessa época, o esporte mais popular do país era o remo, muito praticado no Rio de Janeiro, capital do Brasil até a inauguração de Brasília. Também o turfe , com as famosas corridas de cavalos, principalmente em São Paulo. Apesar de ser o esporte mais popular, o remo era muito pouco estampado nas páginas de jornais. Na época, as pessoas não davam tanta importância para acontecimentos esportivos e, por isso, o espaço para este segmento era muito pequeno, praticamente inexistente.
Muitos clubes de futebol foram fundados no começo do século XX, e aos poucos a população foi criando gosto pelo esporte. Em 1910, no jornal Fanfulha, de São Paulo, havia páginas de relatos sobre jogos de futebol. Ainda não poderia ser chamado de jornalismo esportivo, porém a publicação divulgava uma página inteira sobre os jogos do Palmeiras, clube que na época ainda era o Palestra Itália, pois foi criado por italianos. Naquele tempo, muitos imigrantes italianos estavam chegando e se instalando na capital paulista, por isso o jornal tinha grande circulação. Já no Rio de Janeiro, entre os anos de 1916 e 1920, circulou a revista Vida Esportiva, porém a publicação tratava mais da vida dos jogadores do que do futebol como esporte propriamente dito. Assim foram as primeiras publicações esportivas em veículos impressos no Brasil. Apesar de terem sido relatos publicados, de certo modo, a contragosto, pois sempre havia alguém nas redações para dizer que os esportes não tinham importância a ponto de serem divulgados em páginas de jornal ou revistas, se não fossem essas e outras publicações semelhantes, possivelmente até hoje não saberíamos como e quando foram dados os primeiros passos de diversos esportes no país.
E foi no Rio de Janeiro, no início da década de 30, que o primeiro diário exclusivamente voltado para esportes foi lançado. O Jornal dos Sports era apenas a primeira publicação de muitas outras