Revista da Marinha junho 2014
www.marinha.mil.br
Edição Especial
Os Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil
A Estratégia Nacional de
Defesa e a Marinha do Brasil
p.8
Monitorar para defender
p.26
Capacidade: Recuperar para evoluir
p.41
Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto
Comandante da Marinha
Editorial
Esta edição da Marinha em Revista é especial. Abordaremos os Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil que consistem em ações para transformar a Força, de forma a capacitá-la para o pleno cumprimento de sua missão.
A matéria de abertura traz uma entrevista com o primeiro Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, na qual são abordados os desafios e a importância dessa nova organização militar, criada especialmente para gerenciar os projetos de mais alto nível da Força.
Em seguida, explicamos como a Marinha procurou adequar-se para cumprir as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) que, ao formular um planejamento de longo prazo para a Defesa, representou uma quebra de paradigma na postura do Brasil nesse campo.
A revista também apresenta os avanços do Programa Nuclear da Marinha e os trabalhos desenvolvidos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).
A seção Gente de Bordo destaca a história do Suboficial Valentim, um militar da reserva que, há mais de 25 anos, trabalha no CTMSP, como supervisor da equipe de caldeira industrial.
As principais ações para a obtenção, a revitalização e a modernização de nossos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais são abordadas nas reportagens sobre os Projetos Estratégicos “Construção do Núcleo do Poder Naval” e “Recuperação da Capacidade Operacional”.
O esforço da Marinha do Brasil para tornar mais eficaz o monitoramento e o controle das águas jurisdicionais brasileiras está sintetizado no texto sobre o
Sistema de Gerenciamento da “Amazônia Azul”.
A criação de um complexo naval no