BIOECOLOGIA AQUÁTICA
As erupções vulcânicas libertam substâncias (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.
Nos processos vulcânicos existentes nos assoalhos marinhos, as lavas originárias do manto trazem diretamente ao oceano água juvenil, ou seja, água contida nas camadas interiores do planeta e que nunca esteve na forma líquida na superfície da Terra (por nunca ter estado antes na superfície terrestre leva o nome de água juvenil). Esta água contém, em solução, vários constituintes químicos, como cloretos, sulfatos, brometos, iodetos, carbono, cloro, boro, nitrogênio e muitos outros.
Além disso, devido ao calor do magma, a água fria dos fundos dos oceanos, ao passar pelas rochas do assoalho, se aquece e troca elementos químicos com o meio rochoso. Ao ascender, integra-se ao ambiente oceânico.
Espaço ecológico no ar, Salinidade das águas. Disponível em: Acesso em 22 de março de 2014
2. Três diferentes tipos de recife são criados pela erosão
Os recifes de coral começam a se formar a partir da praia, estendendo-se mar adentro. Nesse estágio, são chamados de franjas;
Com a erosão, a praia vai se afastando do recife, formando um canal entre eles. Aí então, a franja muda de nome, para barreira;
A erosão pode fazer a ilha desaparecer por completo. Nesse caso, resta só o anel de recife em torno dela, que passa a ser conhecido como atol.
Mundo estranho, Como se formam os recifes? Disponível