Dinâmica da reprodução e da alimentação em peixes
DA ALIMENTAÇÃO EM PEIXES
APOSTILA DO CURSO DE VERÃO
2009
___________________________________
PPGERN/UFSCAR
PROF. DR. JOSÉ ROBERTO VERANI
PROFA. DRA. NELSY FENERICH VERANI
MSC. JORGE LUIZ RODRIGUES FILHO
MSC. JUSSARA ELIAS DE SOUZA
MSC. MARCELA ROQUETTI VELLUDO
2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DINÂMICA DA REPRODUÇÃO EM PEIXES
O documento anual da FAO, órgão das Nações Unidas responsável por monitorar o estado dos estoques pesqueiros mundiais, indica que cerca de metade dos estoques (52 %) são explorados no seu limite máximo sustentável e um quarto são sobreexplorados (17%), empobrecidos (7%) ou estão se recuperando de esgotamento (1%) devido ao excesso de pressão da pesca exercida no passado (FAO, 2007) .
Os estoques pesqueiros representam, para as populações humanas, uma importante fonte alimentar, sendo assim, de grande relevância garantir e prolo ngar a exploração deste recurso. A aceleração das alterações provocadas por ações humanas tem modificado as paisagens naturais e, conseqüentemente, os fluxos anteriores que ocorriam dentro dos ecossistemas, assim como das comunidades e de suas populações que os constituem. Ao longo dos anos essas ações têm afetado amplamente os ecossistemas hídricos
Um dos principais aspectos que refletem a adaptação de uma espécie às condições impostas pelo ambiente é o processo reprodutivo, em suas características anatômicas, fisiológicas e comportamentais.
Informações acerca do processo reprodutivo são importantes, pois, como mencionado por VAZZOLER (1996), o sucesso obtido por qualquer espécie é determinado pela capacidade de seus integrantes reproduzirem-se em ambientes variáveis, mantendo populações viáveis como base para mecanismos de manutenção dos estoques.
Reprodução: é o processo pelo qual uma espécie se perpetua, transmitindo a seus descendentes as mudanças ocorridas em seu genoma.
Estratégias Reprodutivas: é o conjunto de características (táticas)