REVISAO Teoria Imagem
Segundo Saussure (pai da semiologia), o signo é uma unidade psíquica de duas faces, o significante e o significado. Significante= Parte física, fala, escrita
Signo Significado = Conceito – Adquirido pela imagem acústica.
Imagem acústica = (banco de dados ou uma grande biblioteca pessoal) acúmulo de todo o conhecimento, de conteúdo, experiências, conhecimento de mundo, língua, palavras etc. As imagens acústicas são variáveis de acordo com a língua, pois, um objeto tem vários nomes dependendo de cada língua.
Circuito da fala de Saussure divide-se em 2 partes. Parte exterior, vibração do som no trajeto boca(emissor) e ouvido(receptor) . Parte interior, através das conexões de sistema de fala e sistema auditivo (como ouvimos nossa própria voz).
Ainda segundo Saussure, temos 4 princípios do signo:
- Arbitrariedade – O signo é arbitrário pq não somos nós que damos nomes as coisas, é impossível mudar um nome de um signo. O cabelo sempre vai ser cabelo, o pé sempre vai ser pé. O nome já foi arbitrariamente escolhido em algum momento da historia.
-Linearidade do significante – Representa uma extensão, todo mecanismo de língua precisa desse principio para deter sentido. Hoje cabelo significa aquilo que temos na cabeça, daqui a 100 anos terá o mesmo nome.
-Imutabilidade e mutabilidade – O signo é ao mesmo tempo imutável e mutável, esse paradoxo acontece pq alguns signos permanecem imutáveis e outros sofrem alteração. (ex. rede social é algo que se fosse dito há alguns anos ninguém saberia do que se tratava, hj todo mundo sabe o que é).
Os 5 princípios que assistem o signo.
1- Comunicação. O signo é sempre a marca de uma intenção de se comunicar um sentido.
2- Codificação. A relação entre significante e significado é condicionada.
3- Motivação. Relação natura entre significante e significado. Toda vez que se escuta um significante, acontece a motivação para buscar o significado.
4- Monossemia, Polisemia. Um