revisao sistematica
9
Revisão Sistemática:
Análise e Apresentação dos Resultados
Aldemar Araujo Castro
9.1
Introdução
Neste manuscrito os processos que envolvem a análise de dados são desmembrados em análise de qualidade e análise estatística. Os itens de cada processo são discutidos em detalhes, incluindo os pré-requisitos necessários para a execução da metanálise. Como lidar com os diferentes tipos de variáveis e, principalmente, com as heterogeneidades durante as análises de sensibilidade são tópicos abordados. Também são descritos todos os passos para a apresentação adequada dos resultados.
O conteúdo do manuscrito está dividido em oito partes:
a) O que é a análise de dados?
b) A importância da análise de dados
c) Como avaliar a qualidade dos estudos?
d) A análise estatística: metanálise
e) Análises de sensibilidade
f) Como lidar com as heterogeneidades?
g) Apresentando os resultados
h) Próximo passo: interpretação dos resultados
Para o aproveitamento melhor deste manuscrito é desejável a leitura do texto abaixo que encontra-se na internet.
Clarke M, Oxman AD, editors. Collecting Data. Cochrane Reviewers' Handbook 4.1 [updated March 2001]; Section 7. in: Review Manager
(RevMan) [Computer program]. Version 4.1. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 2001. Disponível em: URL: http://www.cochrane.dk/cochrane/handbook/handbook.htm 9.2
O que é a análise dos dados?
A análise dos dados de uma revisão sistemática envolve dois processos: a) análise da qualidade dos estudos; b) análise estatística.
Na análise da qualidade dos estudos são observados a validade interna, a validade externa e o método estatístico usado em cada estudo e no conjunto. Dessa análise resultam a segunda e a terceira partes dos resultados de uma revisão sistemática - a segunda é a qualidade metodológica e a segunda, a descrição das variáveis.
Na análise estatística são feitas múltiplas