Trabalho de ciências
Quimicamente, água é composto constituído de hidrogênio e oxigênio, tendo a fórmula H2O. Sua composição percentual é a seguinte: 11,19% de hidrogênio e 88,81% de oxigênio.
A água foi considerada uma substância simples até 1781, quando H. Cavendish a decompôs pela primeira vez; em 1783 A. L. Lavoisier determinou a sua composição centesimal, e em 1805 J. L. Gay-Lussac a sintetizou a partir dos elementos. A água é um composto enormemente difundido na natureza, nos seusestados de agregação gasoso, líquido e sólido; cobre cerca de 73% da superfície terrestre. Ela executa umciclo natural que emprega, a grosso modo, 400 trilhões de toneladas ao ano, 300 das quais evaporam de todos os mares e oceanos e o restante dos continentes, dos lagos e dos rios. Toda esta água se condensa e volta a cair sobre a superfície terrestre em forma líquida (chuva) ou sólida (neve, granizo); nas terras emersas caem cerca de 100 trilhões de toneladas, uma parte da qual reevapora diretamente; parte corre para o mar, sob forma de rios e torrentes; parte, após embeber o terreno, é absorvida pelos vegetais, através dos quais reevapora e finalmente, vai formar rios ou lagos subterrâneos, para depois voltar a emergir e constituir rios ou lagos superficiais ou, então, voltar diretamente, sem reemergir, para o mar. Por efeito do calor solar, a maior parte de água que chega à superfície terrestre evapora novamente, recomeçando o ciclo. A restante alíquota combinando-se quimicamente com outras substâncias, voltará ao ciclo quando outros fenômenos geofísicos ou biológicos a libertarem. Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
Características físico-químicas
À pressão de 760 mmHg, a água entra em ebulição (ferve) a 100°C e solidifica-se a 0°C (as temperaturas de solidificação e ebulição à pressão de 760 mmHg foram precisamente assumidas como 0 e 100 da escala termométrica de Celsius). Aumentando a pressão, diminui a temperatura de solidificação e aumenta a de ebulição.