REVISAO PROVA
LOGISTICA
Logística de suprimentos: trata do planejamento, implementação e controle dos fluxos físicos de matérias-primas, materiais e produtos, e informações relacionadas ao processo, desde fornecedores até a empresa cliente.
Logística interna: compreende as atividades associadas ao recebimento, armazenamento e distribuição de insumos no produto, como manuseio de material, armazenagem, controle de estoque, programação de frotas, veículos e devolução para fornecedores.
Logística de distribuição: trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais das empresas.
Caso NATURA
O papel da logística é assegurar o cumprimento de atividades e processos que possam garantir a integridade do produto, disponibilizando-o com o máximo de qualidade, agilidade e elevado nível de serviço. A Natura integra suas atividades de logística da seguinte forma: ela possui um representante de vendas, ele atende e envia o pedido para o cliente, desta maneira entende-se que a venda foi realizada, porém não concretizada. O pedido segue um tramite interno até chegar no setor de transportes, logo o setor de transportes, responsável pela entrega finaliza a venda. Observa-se que, neste simples exemplo, o papel da logística é fundamental. Pode-se dizer que o representante (comercial) realizou 50% da venda e a outra metade (50%) é responsabilidade da logística.
OPERAÇÕES (‘INPUTS/ OUTPUT’)
Processo de transformação: “um sistema de produção pode ser visto como um conjunto de componentes cuja função é converter um conjunto de entradas (‘inputs’) em alguma saída (‘output’) desejada, por meio do que se chama processo de transformação. EXEMPLO:
OPERAÇÃO
INPUT
TRANSFORMAÇÃO
OUTPUT
Matéria prima
Combinação química
Matrizes
Controle do tempo de cura
Solado para calçados
Fabricação de solados
Colaboradores
Desenforme da Matriz
Fornecedores
Revisão
Tipologia de operação
Volume: volume de produção grande, tarefas