Revisao Bibliografica Conceito de Marketing
CONCEITO DE MARKETING
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
RESUMO: Esta revisão bibliográfica pretende dar a conhecer e sintetizar as diferentes perspectivas do conceito de marketing e a sua evolução ao longo dos tempos. A analise é feita através de citações de vários autores. escola superior de ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING de AVEIRO, NOVEMBRO, 2012
Índice
INTRODUÇÃO
CONCEITO DE MARKETING
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Fundamentos de Marketing, foi-nos solicitado que elaborássemos uma Revisão Bibliográfica sobre o Conceito de Marketing.
Este trabalho visa conhecer, analisar e comparar os vários conceitos através da pesquisa de Artigos Científicos, maioritariamente através de citações retiradas da base de dados Proquest.
Pretende-se também conhecer e debater as alterações que o conceito tem sofrido, desde a década de 60 até aos dias de hoje.
Consideramos serem estes os princípios para um melhor e maior conhecimento das bases do Marketing.
Optámos por apresentar a análise da evolução do conceito por ordem cronológica.
Assim sendo, a nossa síntese tem inicio na década de 60 prosseguindo ate à actualidade.
O CONCEITO DE MARKETING
Segundo este artigo de (Kaplan, 1964) o conceito de marketing é a principal ferramenta para que os negócios possam seguir um modelo lógico e rentável, por sua vez também indica que estes conceitos possam ser mencionados de várias formas. As pessoas possuem contínuas necessidades que necessitam de ser satisfeitas, assim uma empresa reconhecendo-as, procura oferecer produtos/serviços correctos com o objectivo de satisfaze-los. O que leva a que lucro relativo de um negócio seja resultado dos seus esforços de forma a satisfazer os seus clientes. Na opinião de Kaplan a implementação do conceito de marketing deveria ser integrado nas actividades de venda de bens e serviços directamente ao consumidor final. No que diz respeito ao lucro, é um exagero afirmar que é uma medida de