ADMINISTRACAO
UNIDADE 1
Administração pode ser entendida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos visando à realização de objetivos organizacionais (eficácia: alcançar os objetivos / eficiência: atingir os objetivos com o melhor uso de recursos). Para simplificar, é possível assumir que administrar é gerenciar eficientemente um conjunto de recursos orientado para algum fim cuja medida é o desempenho organizacional. Organização é um sistema administrativo, projetado e operado para atingir determinados objetivos. Sistema significa um conjunto de partes interdependentes que processa ou transforma insumos ou recursos gerando resultados que podem ser bens e serviços.
O principal objetivo do administrador é atingir alto desempenho no que concerne aos objetivos organizacionais (fornecer bens e/ou serviços aos clientes; obter lucros para os proprietários ou acionistas; prover nível satisfatório de renda a seus empregados; aumentar o nível de satisfação de todos os “stakeholders” (beneficiários) envolvidos: clientes, acionistas, sociedade, entre outros). As funções da administração resumem, de certa forma, as capacidades e habilidades esperadas dos administradores:
Planejar: especificar os objetivos e decidir ações para alcança-los;
Organizar: coordenar recursos humanos, financeiros, informacionais, físicos, logísticos, entre outros, para o alcance de metas e objetivos;
Dirigir ou liderar: dar direção, estimular, motivar e mobilizar pessoas para alcançarem melhor desempenho. Nem todo chefe é líder. Liderança é um reconhecimento espontâneo de um conhecimento superior ou estilo gerencial admirável, resultando em autoridade legitimada;
Controlar: monitorar o processo e fazer ajustes sempre que necessário. É preciso definir padrões de desempenho, fornecer feedback sobre o desempenho de pessoas e áreas ou unidades de negócio e executar ações rápidas para corrigir problemas sempre que os padrões de desempenho não forem atingidos.
É esperado de