REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE MARKETING
FUNDAMENTOS DE MARKETING
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE MARKETING
Autor:
Professor da UC:
Porto 2013
i
1 – INTRODUÇÃO
Através da revisão bibliográfica realizada constatámos que ano após ano, o conceito de
Marketing vem sofrendo transformações. Desde os anos 90, foram feitas tentativas de personalização em massa, ou seja, as empresas queriam agradar a todos os seus clientes fazendo um atendimento mais personalizado, a todos os clientes. O Marketing começa mesmo antes de um produto existir, está presente na fase de criação, transação, e depois do produto ser vendido. E está também sempre presente na relação de cliente com a empresa. O principal objetivo das empresas deve passar sempre por agradar o cliente, satisfazendo simultaneamente as necessidades da empresa e do cliente.
Os objetivos deste trabalho prendem-se de um modo geral em desenvolver, com base na análise de artigos científicos, o conceito de Marketing na perspetiva dos diferentes autores, quais as suas debilidades e limitações, bem como quais os aspetos que apresenta robustez conceptual.
Pretende-se ainda que constitua um instrumento de avaliação para a unidade curricular de Fundamentos de Marketing, do 1º ano da Licenciatura do curso de Gestão em
Marketing do IPAM.
Para uma melhor compreensão encontra-se em dividido em três partes: a primeira é a introdução, a segunda faz a revisão bibliográfica sobre o conceito de marketing e a terceira apresenta uma síntese final.
2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE MARKETING
Já antes de 1968, houve a necessidade de se usar o conceito de marketing, não só para se criar uma organização com uma estrutura mais eficaz e eficiente, mas também para aumentar a sua rentabilidade. Assim, o marketing foi definido como uma metodologia importante na triagem e no direcionamento de todos os recursos num negócio, tornando possível a satisfação do consumidor e do intermediário