Revisando a historia da disciplina nas ultimas decadas do seculo xx
No inicio da década de 80 a população brasileira era considerada extremamente jovem, com o passar dos anos e a diminuição da natalidade houve uma queda na população jovem do Brasil. E com a diminuição da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade a população passou de jovem para idosa, causando uma estagnação na população brasileira.
Na pirâmide etária mostrada acima mostra-se o aumento da expectativa de vida entre homens e mulheres, e nela se vê que está aumentando aos poucos a expectativa de vida no Brasil.
Com esse aumento da população, na questão previdenciária o Brasil terá que se adaptar, pois com a população vivendo mais, o governo terá de pagar mais tempo a previdência aos idosos. O País também deve-se adaptar na sua estrutura por causa da população idosa. Um dos pontos negativos desse envelhecimento da população é que o Brasil está ficando sem mão- de- obra, porque a população está envelhecendo e os jovens diminuindo, com isso é necessário trazer imigrantes para trabalhar no Brasil, pois os idosos não tem condições de trabalhar e os poucos jovens que existem não estão qualificados para os trabalhos. Fontes : http://www.ifch.unicamp.br/pos/dm/selecao/2012/BERQUO_E.pdf http://www.ibge.gov.br/indigenas/piramide.html http://www.slideshare.net/uraeus/populao-brasileira-indicadores-sociais-e-pirmide-etria#btnNext http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Braga-piramide_etaria.gif