Pesquisar Século XXI o século da Biologia
I50 nove mil e I50 quatorze mil
Por promover a interligação e a integração de diversos campos científicos, a Biologia é a ciência do século XXI. Ao longo do último século, o conhecimento científico e suas aplicações práticas evoluíram exponencialmente em simultâneo com o desenvolvimento tecnológico. As inovações tecnológicas conduziram a descobertas por inspirarem novas possibilidades e aproximações a questões científicas antigas.
Na realidade actual, a Biologia tornou-se um campo de investigação tão vasto que é necessário ser estudada não como uma única disciplina, mas sim dividida em várias disciplinas subordinadas.
* investigadora na área da Genética
A importância da Biologia é corroborada por vários cientistas, que apontam como principal fundamento o facto de esta abranger um espectro amplo de áreas académicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
Os estudos em áreas como Biotecnologia, Bioengenharia, Biofísica, Astrobiologia, entre outras, têm protagonizado o papel principal na comunidade científica a nível mundial. O sucesso deste particular campo da ciência prende-se pelo facto das fronteiras entre diversas disciplinas serem muito fluidas, sendo que a maioria das disciplinas recorre frequentemente às técnicas de outras, segundo justificam os investigadores.
No entanto, o desenvolvimento acelerado da ciência, no sentido lato da palavra, também levanta questões relativamente à ética ou, por vezes, à falta da mesma. Relativamente a esse aspecto, a Biologia contém um papel fundamental, uma vez que a sua aplicação cada vez mais diversificada promove uma crescente sensibilização na sociedade actual para questões de natureza ambiental e bioética.
Em suma, o facto de a Biologia estar presente e funcionar como “fio condutor” entre as diversas disciplinas científicas, aponta-a como a ciência do século XXI.
Ciência e