REVIS O TEORIA DA CONTABILIDADE Def
CONTABILIDADE – ORIGEM E PERSPECTIVA
ORIGENS
Pode-se afirmar com certa segurança que a origem do campo de conhecimento do que mais tarde se consubstanciaria como Contabilidade (“Accounting” em inglês, “Ragioneria” em italiano) situa-se em torno de 4000 anos a.C.. Alguns historiadores fazem remontar a bem antes, por volta do sexto milênio A.C..
Percebe-se que a evolução contábil ocorreu lentamente até o surgimento daMOEDA, pois até então, os registro se limitavam ao inventário físico, sem avaliação monetária. À medida que as atividades se desenvolveram, o homem precisou aprimorar suas ferramentas de avaliação de riqueza (IUDICIBUS,2006)
USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A contabilidade é a linguagem dos negócios, é através do Sistema de Informação Contábil que são processadas as ações da empresa que servirão de base para identificar (diagnosticar) problemas e apresentar a solução (prognosticar) para os mesmos. É neste sentido que a Contabilidade é constantemente chamada de medicina das pessoas jurídicas.Os usuários da Contabilidade são as pessoas físicas ou jurídicas interessadas pelas informações produzidas e disponibilizadas nos relatórios e demonstrativos contábeis, com o propósito de tomar decisão. Portanto, os usuários da Contabilidade são todas as pessoas interessadas nas informações contábeis e que necessitem conhecimento da situação econômica e financeira da entidade.Para Ching, et al. (2003), quanto mais importante a decisão, maior a necessidade de informação. O autor ainda classifica os usuários da informação contábil em: pessoas físicas, administradores, acionistas, instituições financeiras, demais credores, funcionários, concorrentes, autoridades fiscais e agências reguladoras.Pessoas Físicas: (estudantes, professores, profissionais liberais, autônomos, etc.) usam a contabilidade para administrar sua conta bancária, seu orçamento familiar, seus investimentos,para contraire/ou financiar suas dívidas, etc.
Administradores: