Revis O Bibliogr Fica
Desde o princípio da existência humana, conhecimentos e habilidades de construção civil tem sido necessário para a evolução e a manutenção dos padrões de vida atuais. Diante disso, podemos afirmar que a implementação e o desenvolvimento das práticas envolvendo a construção civil desempenhou papel fundamental para atingirmos as necessidades impostas pela vida moderna.
Nesse contexto delegamos como fator exemplar as pontes. Elas foram planejadas e construídas com o intuito de facilitar e tornar mais eficaz o deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços em lugares inóspitos e que, em tempos passados, representavam imensa dificuldade.
Devido as vantagens apresentadas pelas pontes, foram geridos grandes avanços em pesquisas e aperfeiçoamento de práticas na construção das mesmas. Esses novos conhecimentos possibilitaram a transposição de obstáculos perenes e propiciavam maior agilidade na condução das atividades.
1.1 História das pontes na construção civil
“A palavra ponte provem do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa “estrada”. Em grego ovroç (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar” (RAMON, 2012).
De acordo com Morrissey (2011), “As pontes são encontradas em quase todos os lugares. Uma ponte permite a passagem sobre qualquer tipo de obstáculo: um rio, um vale, uma estrada, trilhos de trem etc.”
Por sua vez, Bryto (2009) define que “as pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos)”.
Como tudo que temos e vemos é derivado da natureza, criado ou mostrado por ela, com relação as pontes não poderia ser diferente. Foi ela que, nos primórdios da existência humana, mostrou que poderia ser estruturado objetos como meio de transpor barreiras, sejam elas naturais ou artificiais.
Como prova, Gagliardi (2010) afirma:
Há tempos que o homem procura superar barreiras em busca de sustento ou