Revestimentos em concreto
CONCRETO ARMADO
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo , e ar. Pode também conter adições e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas. Agregados miúdos Agregados graúdos
Esquematicamente pode-se indicar que a pasta é o cimento(O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água.) misturado com a água,
A argamassa é a pasta misturada com a areia
O concreto é a argamassa misturada com a pedra ou brita, também chamado concreto simples (concreto sem armaduras)
Agregados :
Os agregados podem ser definidos como os “materiais granulosos e inertes que entram na composição das argamassas e concretos”.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CONCRETO ARMADO
Economia
Conservação
Adaptabilidade
Rapidez de construção
Segurança contra o fogo
Impermeabilidade
Resistência a choques e vibrações
TIPOS DE REVESTIMENTO:
CONCRETO APARENTE
Expressão da arquitetura moderna, o concreto aparente é o acabamento de construções emblemáticas. Obras de Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake e outros arquitetos, formam um portfólio de projetos que exploram, em grau elevado, as possibilidades do concreto.
Neutro, racional, contemporâneo. Inúmeros são os atributos do concreto aparente. A estética, proporcionada por sua cor e textura obtidas de maneira proposital, dispensa o uso de revestimentos.
E por ser o próprio revestimento, o concreto aparente exige excelente acabamento superficial – sem imperfeições. Veja abaixo, algumas de suas características:
TRAÇO
A relação água-cimento do concreto aparente é baixa e não deve ultrapassar 0,55. Sua retração é inferior a 0,05% e a abertura de fissuras não ultrapassa 0,2 mm.
A granulometria dos agregados deve