Retórica na publicidade
Este trabalho teve como objetivo analisar a estrutura retórica presente no discurso publicitário da Faber-Castell, para a apresentação e divulgação de seus produtos, tentando descobrir se a empresa utiliza em suas propagandas impressas e eletrônicas, uma retórica que a evidencia como autoridade em temas ambientais e sustentáveis.
O período delimitado para as análises desta pesquisa foi no período de 2008 a 2014, tendo sido selecionadas uma peça publicitária para representar cada ano, veiculado no Brasil. Foram utilizados recursos de elementos retóricos conforme Carrascoza (1999/2003) e Citelli (2004).
Pudemos identificar seu discurso três elementos retóricos, os quais foram: unidade textual, criação de inimigos e discurso de autoridade. O primeiro elemento tem como objeto manter a atenção do interlocutor em um único assunto, o segundo tem a intenção de eliminar qualquer dúvida sobre a origem de seus produtos ou a índole da empresa, com a intenção de persuadir seu interlocutor, e o terceiro promove a empresa.
Ao concluir toda a pesquisa, identificou-se que a Faber-Castell se evidenciou como autoridade nos temas ambientais e sustentáveis. Promovendo campanhas que demonstrasse sua preocupação com o meio ambiente, criando o Projeto Arboris, que tem como foco manter e preservar as áreas florestais de matéria prima para seus produtos, enfatizando, assim, sua ideia primordial de sustentabilidade. Por meio de suas campanhas a empresa se torna referência nesse seguimento, confirmando assim, que a empresa é autoridade no tema tratado em seu discurso. “Preservando o presente, colorindo o futuro!” (Faber-Castell 2010).
Palavras-chave: Faber-Castell; elementos retóricos; autoridade de assunto; sustentabilidade;