Retrospectiva ano 2001
Publicidade
da Folha Online
O ano de 2001 vai ser lembrado nos livros de história pelos inusitados ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro, contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, nos arredores de Washington.
Os ataques originaram uma ofensiva militar dos EUA e do Reino Unido no Afeganistão, mais precisamente contra a milícia Taleban, que à época controlava 90% do território do país, e contra as forças de Osama bin Laden, principal suspeito pelos atentados.
Confira a seguir, mês a mês, detalhes sobre os atentados terroristas, a guerra no Afeganistão e todos os outros principais fatos marcantes do ano de 2001:
JANEIRO
Desaparecidos no Chile
No dia 7, militares chilenos confirmam que cerca de 200 presos desaparecidos durante o governo do ex-ditador Augusto Pinochet (1973-1990) foram lançados ao mar, em rios, sobre montanhas da cordilheira dos Andes ou incinerados.
Bill Clinton "livre"
Em 19 de janeiro, Bill Clinton, presidente dos EUA, chega a um acordo que o livra de processos relacionados ao escândalo por seu envolvimento sexual com Monica Lewinsky.
Início do governo Bush
No dia 20, o republicano George W. Bush toma posse na Presidência dos Estados Unidos.
Terromoto na Índia
No dia 26, o maior tremor de terra no país nos últimos 50 anos, de 7,9 pontos na escala Richter, atinge o noroeste da Índia, deixando pelo menos 2.250 mortes.
FEVEREIRO
Eleição em Israel
O líder do partido Likud, Ariel Sharon, 72, é eleito primeiro-ministro de Israel ao vencer o premiê trabalhista, Ehud Barak, em 6 de fevereiro. Sharon obteve sua vitória prometendo segurança e a retomada do processo de paz com os palestinos só depois do fim da Intifada (revolta palestina, iniciada em 28 de setembro.
MARÇO
Ponte cai em Portugal
Em 5 de março, no pior acidente em dez anos em estradas européias, dois carros e um ônibus caem em rio,