Thomie Ohtake

1571 palavras 7 páginas
Introdução

O presente trabalho traz contextualizado obra e vida de Tomie Ohtake como fonte de inspiração, no desenvolvimento do ensino aprendizagem através da disciplina de arte.
O projeto elaborado tem como objetivo remeter o aluno em um universo de cores e formas através da obra da artista.
Desse modo o aluno desenvolvera um trabalho voltado não só ao seu desenvolvimento intelectual em relação ao ensino aprendizagem, mas também desenvolvera o gosto pela arte de uma forma mais ampla e seu foco não será mais os desenhos tradicionais será uma experiência estética diferenciada, voltada aos trabalhos de grandes artistas.

Vida e Obra de Tomie Ohtake
Em 1913, nasce Tomie Nakakubo, ultima filha do casal Inosuke Nakakubo e Kimi Nakakubo.
Desde infância, Tomie recebeu educação privilegiada, praticando sempre as tradições japonesas, mas também piano e natação. As habilidades da moça não passam despercebidas durante o curso ginasial, quando se destaca como desenhista, aquarelista e pianista.
Em 1936 Tomie vem para o Brasil visitar seu irmão que na época trabalhava em São Paulo, a viagem era para ser apenas de férias, conhece então Ushio Ohtake agrônomo com quem se casou ainda no ano de 1936 tornando sua vinda para o Brasil definitiva.
No ano de 1951 inicia-se na pintura junto com o artista japonês Keiya Sugano. O artista logo percebe o talento de Tomie e a incentiva a aprimorar seu dom, aos 38 anos começa a pintar, construindo uma carreira que poucos artistas brasileiros conseguiram conquistar. Suas primeiras telas demonstram proximidade com estéticas figurativas e se atem a gêneros mais tradicionais, como a pintura de paisagem, as flores e o modelo-vivo. As telas ao invés de planos coloridos chapados são compostas de manchas justapostas e sobrepostas, soluções que as transformam em campos em transformação constante. Nessa fase ela estabelece dialogo explicito com o ambiente artístico de seu tempo,

Relacionados