Retrato em tamanho real
INSTITUTO DE ARTES
MATÉRIA: ARTE E ESCRITURA
PROFESSORA: RENATA GESOMINO
ALUNA: ÚRSULA SOUZA
RETRATO EM TAMANHO REAL
AGNÈS THURNAUER E A SUA RELAÇÃO COM ARTE E ESCRITURA
JUNHO 2013
A primeira impressão que tive entrar em contato com “Retrato em tamanho natural” foi o de reler o que estava escrito, não era “Annie Warhol”, porém, ao visualizar os outros broches pude verificar que todos eles haviam tido seus gêneros mudados para o feminino. Como o tema da exposição era sobre mulheres artistas e essa obra estava na entrada do Centro Cultural do Banco do Brasil entendi como uma espécie de homenagem e me direcionei para o andar da exposição. Já na saída, decidi então voltar à atenção para os crachás que eram de fato interessantes, e então, fui apresentada ao mundo de Agnès Thurnauer.
Artista francesa, contemporânea, que tem sua pesquisa voltada para a interação de texto e imagem, ou, do texto como imagem a partir de diversas formas e técnicas, afim de, romper com convenções pictóricas. Desde 2005 produz crachás de resina e tinta com nomes de artistas influentes na formação da historia da arte do século XX, mudando o seu gênero para o sexo feminino, na intenção de criticar a posição da mulher no mundo da arte. Com exceção de Louise Bourgeois que se transforma em Louis, todos os outros broches são de artistas homens que tem seu nome voltado para o feminino.
Podemos associar o que ela faz ao apresentar o nome do artista como forma de atravessar por toda sua obra, como a importância dada pelos egípcios na preservação do nome, destruir um nome seria destruir uma pessoa incluindo no mundo dos mortos, com o nome se conhece e se mantém vivo os seus feitos.
Agnès até chegar em seus crachás utilizou os nomes transcritos diretamente em pintura mural usando como exemplo a Bienal de Lyon em 2005 onde a mesma transcreveu o nome de mais de vinte artistas em dimensões e cores variáveis. A