Resenha Do filme como uma estrela na terra toda criança é especial
O filme trata de um assunto muito delicado e importante, a dislexia. Nele é retratada a história de um menino chamado Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia. Ishaan tem muita dificuldade de aprendizagem na escola, pois não consegue acompanhar seus colegas de classe nos estudos, com isto ele sofre por preconceito por todos, colegas, professores e familiares. O pai de Ishaan como todos de seu convívio não percebem que ele apresenta um distúrbio de aprendizagem, assim a criança sofre com o despreparo dos professores e colegas, além da rigidez e agressividade do pai. Diante de tantas reclamações seu pai decide colocar seu filho em um internato.
O menino sofre, não consegue entender atitude de seu pai e acha que foi excluído da família por apresentar dificuldades em aprender e entende essa atitude como um castigo. Fica desmotivado por ninguém o compreender, perde a vontade de aprender e de ser uma criança. O internato mantém uma filosofia baseada na disciplina, onde as regras devem ser cumpridas. No internato sofre mais ainda com os pré-julgamentos de seus professores e colegas a seu respeito.
Tudo se modificou com a chegada de professor substituto de artes, Ram Shankar, ele acredita nas diferentes habilidades em que cada criança apresenta e faz de sua aula um momento divertido onde as crianças tem sua atenção voltada para o que o professor ensina, diferente da metodologia dos outros professores e da escola que era tradicionalista. Ao conhecer Ishaan o professor percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo, foi até a casa de Ishaan para conversar com seus pais. Esse não era um problema desconhecido pelo educador, pois trabalhava em outra escola que atendia crianças com necessidades especiais. Ele ensinou Ishaan a ler e escrever fora dos horários de aula e a partir desse momento o menino se sente motivado e se empenha nos estudos mostrando um resultado positivo.
O filme