Retirar DNA
O DNA é um ácido, um ácido, nucleico, ou seja, presente no núcleo das células de todos os seres vivos, desde as bactérias a animais e alguns grupos de vírus.
A sigla DNA significa, em português, ácido desoxirribonucleico (nome original: DeoxyriboNucleic acid.) O DNA é uma macromolécula, cuja a constituição elementar é composta basicamente por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Existem quatro tipos de diferentes bases nitrogenadas que podem participar da molécula de DNA, mas nunca ocorrem as quatro ao mesmo tempo em cada molécula. As quatro bases nitrogenadas que existem no DNA são: adenina, timina, guanina, citosina e, a união de uma base nitrogenada com a desoxirribose forma o nucleosídeo; este, com o ácido fosfórico constitui uma molécula de DNA.
Um cromossomo é constituído por inúmeras moléculas de DNA, sempre aparecem em forma de dupla hélice, de maneira a formar pares, como uma fita dupla, interligando cada um dos genes dos dois cromossomos através de pontes de hidrogênio, lembrando uma escada, cujos corrimões são interligados pelos degraus.
A um conjunto de moléculas de DNA, devidamente codificadas, dá-se o nome de gene. O gene de um cromossomo tem o seu alelo em outro gene, no par correspondente, com a mesma função e interligados por uma ponte de hidrogênio. Diz-se que os genes são alelos quando estão em cromossomos distintos, possuem uma mesma função, mas não necessariamente a mesma forma.
A base nitrogenada adenina de uma molécula de DNA, sempre se conecta a base nitrogenada timina no DNA correspondente no outro cromossomo do par, e assim com a guanina e citosina.
A principal função do DNA é repassar o patrimônio genético aos descendentes, coordenar a atividade celular e a produção de proteínas elementares á manutenção da vida, de qualquer ser vivo, entre outras funções elementares. O DNA é o elemento fundamental para que um ser vivo seja considerado vivo,