Xenofobia
A xenofobia é o medo ou aversão e repulsa de um ser por culturas, indivíduos, maneiras, costumes - ou qualquer que seja o objeto em questão – estrangeiro.
Pode originar-se tanto individualmente como coletivamente, isto é, tanto um indivíduo pode desenvolver tal medo/aversão unicamente, como um conjunto de indivíduos (devido, principalmente e basicamente a estimulações sociais/culturais em massa).
A xenofobia, dependendo de sua intensidade exercida sobre o ser, manifesta um transtorno psicológico, ou seja, torna-se um fator mórbido. Ainda que seja um transtorno, é amplamente aceita como sinônimo de preconceito racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Desprende-se da xenofobia mórbida (aquela que gera o medo no individuo); essa é a xenofobia de aversão e repulsa, a que deriva o preconceito danoso aos seres cujo são alvos.
A Xenofobia tende a ser, por vezes, fundida ao Etnocentrismo (atitude na qual a visãoou avaliação de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo,como referência e padrão de valor), no racismo, e em outros tipos variados de preconceito, mas é importante ressaltar que nem todo tipo de preconceito é xenófobo.
O preconceito xenófobo pode ser visto, com mais clareza, nos Estados Unidos e noterritório Europeu. Países como França e Holanda são exemplos disso.
A xenofobia ocasiona uma série de protestos sutis, tais como agressões e abusosfísicos e verbais, segregações, discriminação em ambientes públicos, e alguns paíseschegam a deportar forçadamente grupos estrangeiros, ainda que este último seja difícilde ocorrer.
Ainda no Brasil podemos encontrar certos tipos de xenofobia:
O lema “O Sul é meu País” que muitos habitantes dos estados do sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) defendem, pode, de certo ponto de vista, ser descritocomo xenófobo. Muitas das comunidades do sul do Brasil possuem ascendênciasEuropéias, mantendo ainda suas culturas de origem, desprezando o resto do país quemantêm