Retificador Ponte
Anna Carolina Luz Nunes
Luana Cunha Sanches
UERJ - FEN
Resumo – Este relatório contém as informações referentes ao projeto de especificação de uma fonte de alimentação de 9V a partir de um retificador em ponte, e com a utilização de um regulador de tensão.
I. INTRODUÇÃO
A fonte gerada pelas hidrelétricas chega em nosso município em alta frequência e alta tensão, e é uma fonte caracterizada por ser uma onda de forma senoidal (AC). Nas áreas urbanas, na entrada das residências, um transformador é utilizado como recurso para rebaixar o valor desta tensão (110/220 Vac). Mesmo assim, certos equipamentos necessitam de uma forma de operação mais eficiente, e para isto, utilizam como recurso uma fonte DC.
A fonte DC é formada por 4 componentes internos: transformador, circuito retificador, filtro capacitivo e um regulador de tensão. Através dele, a tensão se transforma da forma de onda alternada para contínua. Nesta experiência, a fonte será calculada, simulada e experimentada a partir de componentes eletrônicos que foram pré-estabelecidos.
II. TEORIA
O transformador tem por finalidade alterar os parâmetros Tensão e Corrente alternada para outros valores de Tensão e Corrente alternada.
O mesmo é formado por dois filamentos de espiras separadas por um determinado material e funciona como um transmissor de energia elétrica de um circuito a outro baseado na Lei de Faraday para o eletromagnetismo. Sendo a relação entre a tensão primária e seu número de espiras (/) igual à relação entre a tensão secundária e seu número de espiras (/).
O circuito retificador é formado por uma distribuição de diodos e tem por finalidade impedir a inversão da corrente elétrica no circuito causado pela forma de onda senoidal que entra pelo transformador.
Um retificador de onda completa é um circuito que transforma a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC), convertendo as duas polaridades em corrente alternada