Circuito Retificador em ponte
Circuito retificador em ponte
Gabriel Costa Souza
1010926
Resumo
Neste trabalho irei falar sobre retificadores de onda completa em ponte, seu funcionamento completo ao ser submetido a uma tensão alternada e entender como cada elemento do sistema contribui para todo o processo ocorra. Na segunda parte vamos adicionar um filtro capacitivo e observar como o comportamento do sistema muda quando adicionamos esse elemento.
Teoria Retificadores de onda completa é um circuito eletrônico que consiste de 4 diodos e um resistor ligados em ponte. Graças a maneira como os diodos são ligados no sistema, temos a condução de somente um sentido da corrente durante o ciclo. Como podemos observar na figura abaixo:
Então pela posição dos diodos vemos que a corrente circula em somente um sentido no resistor independente do sentido da corrente. Digamos que quando a corrente é positiva ela passe pelo terminal “A” primeiro, assim passando pelo diodo D1 , pelo polo positivo do resistor e pelo diodo D2 chegando ao terminal “B”. Nota-se que a corrente não passa pelo diodo D3 pois este esta inversamente polarizado durante esse período da corrente. Já quando a corrente é negativa, ela passa pelo terminal “B” primeiro, assim passando pelo diodo D4, depois pelo polo positivo do resistor e finalmente pelo diodo D3 e pelo terminal “A”. É fácil de perceber que durante os dois ciclos a corrente passou primeiro pelo polo positivo do resistor, descaracterizando a tensão alternada que o circuito foi imposto. Abaixo segue o gráfico de como a tensão deveria ser medida no resistor:
Quando analisamos o gráfico, fica clara a diferença entre retificadores de onda completa e os de meia onda e também de onde vem o nome onda completa. É preciso lembrar que nesses tipos de retificadores temos o aumento da frequência em duas vezes. Ou seja, se a frequência inicial era de 60 Hz apos