Cultura da Espanha
Cultura
A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: tradições, língua e dialetos, música, gastronomia, arte entre outros.
A definição de uma cultura nacional espanhola tem sido caracterizada pela tensão entre o Estado centralizado, dominado nos últimos séculos por Castela, e muitas regiões e povos minoritários. Além disso, a história da nação e de seu ambiente mediterrânico e atlântico desempenhou papéis fortes na formação de sua cultura. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de sítios classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO no mundo, com um total de 40.
Tradições
Três costumes culturais fazem da Espanha conhecida no mundo inteiro.
As touradas são o símbolo mais emblemático e paixão nacional. O espetáculo, denominado “corrida”, acontece numa Plaza de Toros (Praça de Touros). Ou seja, em uma arena. Algo parecido a um ginásio esportivo, porém com outras características. As duas mais famosas Plaza de Toros são Las Ventas, em Madrid, e La Maestranza, em Sevilha, esta a capital da modalidade toureira.
O flamenco tem por origem os ciganos ibéricos imigrados de Rajasthan, no noroeste da Índia. A música hoje conhecida é resultado da miscigenação com as tradições dos mouros e dos judeus sefaraditas, expulsos da Espanha em 1492. Essencialmente familiar ou comunitário, o ritmo anima todas as noites muitos restaurantes, teatros, casas de espetáculo e festas populares.
Por fim, seguindo a máxima de que sem comida não há diversão, prove então a legítima