Retificador Monofásico de Ponte Completa com Filtro Capacitivo
Resumo – Será apresentado um circuito retificador monofásico de ponte completa com um filtro capacitivo
Palavras chaves – diodo, retificador, filtro capacitivo, ponte completa, monofásico
Introdução:
Na maior parte das aplicações em eletrônica de potência, a entrada de energia tem a forma de uma tensão alternada senoidal em 60 Hz, proveniente da rede, que é convertida em tensão contínua para ser aplicada à carga. Isto é realizado através dos conversores CA-CC, também chamado de Retificadores. Dependendo do semicondutor utilizado, tiristor ou diodo, os retificadores podem ser controlados ou não controlados respectivamente. Os retificadores a diodo são encontrados em muitas aplicações, em geral como estágio de entrada de fontes de potência, acionamento de máquinas, carregadores de baterias e outros. Neste caso a tensão de saída do retificador não pode ser controlada. Em algumas aplicações, tais como acionamento de máquinas CC, alguns acionamentos de máquinas CA, controle de temperatura e sistemas de transmissão em corrente contínua, o controle da tensão de saída se faz necessário. Nestas situações são utilizados retificadores controlados.
Retificador de ponte completa:
Retificador com filtro capacitivo:
Um circuito retificador monofásico em ponte tem grande utilização em fontes CC de baixa potência.
Tal circuito com filtro capacitivo pode ser representado pela Figura 1. Os diodos D1, D2, D3 e D4 constituem um retificador monofásico de onda completa. O capacitor C tem a função de filtro de saída, e a carga é representada por R.
Com o fluxo de corrente em cada semiciclo passando por dois diodos por vez, obtém-se uma queda de tensão positiva sobre a carga R. Isto é, no semiciclo positivo da fonte de tensão, os diodos D1 e D4 conduzirão, enquanto no semiciclo oposto isto acontecerá com D2 e D3, mantendo a polaridade da tensão na carga.
Figura 1: circuito monofásico em ponte completa