Resenha onda completa com filtro capacitivo
TOMADA CENTRAL
É o retificador mais usado para baixas tensões e baixas potências. Utiliza somente dois diodos, porém necessita de um transformador especial que causa uma defasagem de cento e oitenta graus nas tensões de saída. Este retificador apresenta um inconveniente que é a elevada tensão reversa sobre os diodos, mas seu uso é disseminado em eletrônica geral de baixas tensões.
CIRCUITO ELÉTRICO
FUNCIONAMENTO
No semiciclo positivo o diodo D1 está polarizado diretamente e entra em condução permitindo a circulação da corrente pela carga. Neste mesmo semiciclo o diodo D2 está polarizado reversamente, devido à tensão V2b estar negativa com referência à tomada central do transformador. Quando o diodo estiver polarizado reversamente deve-se notar que a tensão a que ele fica submetido é diferença entre
V2a e V2b. No semiciclo negativo (quando a tensão V2a fica negativa) o diodo D1 fica reversamente polarizado, portanto, agora é ele que esta submetido a tensão das duas fases. O diodo D2 estará diretamente polarizado, permitindo assim a circulação de corrente pela carga. Pode-se notar que a corrente da carga hora é fornecida por um diodo, hora é fornecida por outro diodo.
COMPORTAMENTO DO RETIFICADOR
FORMAS DE ONDAS DAS TENSÕES NO CIRCUITO
EQUAÇÕES CARACTERISTICAS DO CIRCUITO
TENSÃO MÉDIA NA CARGA (VMRL)
Vmrl = 0,9.VEFin ; Vmrl = 0,636.Vmax
TENSÃO REVERSA NOS DIODOS (PIV)
PIV = 2.Vmaxin
CORRENTE MÉDIA NA CARGA (IMRL)
Imrl=Vmrl/Rl
CORRENTE MÉDIA NOS DIODOS (IMD)
Em retificadores de onda completa, os diodos se alternam no fornecimento de corrente para a carga, portanto, a corrente média dos diodos não é mais igual à corrente de carga, como nos retificadores monofásicos de meia onda.
Imd=Imrl/2
FREQUÊNCIA DE ONDULAÇÃO DA TENSÃO NA CARGA
(fond)
A forma de onda da tensão na carga possui período de repetição (ciclo) de apenas metade do período da tensão da rede. Neste caso:
fond