Cambio
Cambio
Modulo 10
Trabalho realizado por : Ricardo Mendes BS3
Introdução
A Taxa de Câmbio representa o preço pelo qual a moeda de determinado país é trocada pela moeda de um outro país. Por convenção, a taxa de câmbio é quantificada pelo montante de moeda estrangeira que pode ser comprada com uma unidade de moeda do nosso próprio país.
Como qualquer outro preço, também a taxa de câmbio é determinada num mercado específico, neste caso o mercado cambial, em que existe uma procura e uma oferta de moeda. Subjacentes à oferta de moeda estão as transações de produtos e serviços entre países e os fluxos internacionais de capitais. Num exemplo simplificado em que consideramos apenas o comércio bilateral entre os países da Zona Euro e os Estados Unidos da América, a oferta de Euros é efetuada pelos agentes económicos que necessitam de Dólares Americanos para adquirir produtos, serviços ou ativos norte-americanos e a procura de Euros é efetuada pelos agentes económicos que deles necessitam para adquirir bens, serviços e ativos financeiros dos países da Zona Euro.
Desenvolvimento
O que é mercado de câmbio?
Chama-se mercado de câmbio o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco de Português (bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes. Em Portugal , o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos, livre e flutuante, que são regulamentados e fiscalizados pelo Banco. O mercado livre é também conhecido como "comercial" e o mercado flutuante, como "turismo". À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo, mercado negro, ou câmbio negro. Todos os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei.
Qualquer pessoa pode comprar e vender moeda estrangeira?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ir a uma