cambio
1.Conceitos básicos:
“Câmbio é uma operação financeira que consiste em vender, trocar ou comprar valores em moedas de outros países ou papéis que representem moedas de outros países”.
Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Por exemplo, quando uma pessoa vai viajar para o exterior e precisa de dinheiro para sua estada ou para suas compras o banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda nacional e lhe entrega moeda estrangeira). Quando essa pessoa retorna da viagem ao exterior e ainda possui algum dinheiro do país que visitou, o banco compra a moeda estrangeira (recebe a moeda estrangeira e lhe entrega moeda nacional).
2.Determine Exportações Líquidas?
Exportações líquidas é o valor das exportações de um país menos o valor de suas importações, também chamado de balança comercial de bens tangíveis e serviços de não fatores, ou seja, as exportações líquidas aumentam quando a renda do resto do mundo aumenta porque vamos exportar mais, quando os preços que recebemos pelas exportações ou pagamos pelas importações são mais elevados e quando a taxa de cambio é depreciada ou desvalorizada.
3.
5.Como o câmbio é operado no Brasil? No Brasil, o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos, livre e flutuante, que são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central. O mercado livre é também conhecido como "comercial" e o mercado flutuante, como "turismo". À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo e mercado negro, ou câmbio negro.
Todos os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei.
Mercado livre dá a idéia de que não há intervenção do governo. A liberdade está dentro da banda. Fora dela o mercado é dirigido pelo Banco Central que compra e vende moedas estrangeiras para balizar o mercado.
Embora a taxa média divulgada pelo Banco Central seja uma