Câmbio
Muita gente ainda tem dúvidas a respeito do funcionamento do mercado de câmbio, principalmente conceitos básicos, como quais são os mercados, o que significam os principais termos e o que é permitido e o que é proibido. Além disso, as medidas implementadas pelo Banco Central (BC) no último mês de março, simplificando o mercado, não foram devidamente absorvidas por muitos investidores.
Para começar, câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. É por isso que sempre são duas as moedas envolvidas e as cotações refletem isso: reais por dólares, dólares por euros, etc..
Participantes O mercado de câmbio é o ambiente abstrato, ou seja, diferente da Bolsa de Valores, onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes. Os agentes autorizados são bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem. NoBrasil, existiam até março deste ano dois segmentos regulamentados, livre e flutuante. Atualmente existe apenas um mercado "oficial" para operações de câmbio.
Quando um turista vai viajar, ainda que não haja impedimento legal para que o real seja negociado no exterior, sua aceitação vai depender da confiança dos agentes na economia brasileira. Por isso, o mais aconselhável é que o turista adquira a moeda do país que vai visitar. Ele entrega moeda nacional a um agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio, e dele recebe a moeda estrangeira.
Taxa de câmbio
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades (reais) ou frações (centavos) da moeda nacional. Ela não é fixada pelo govermo, mas livremente negociada entre os agentes, além de muito divulgada pela imprensa. O BC divulga a taxa média praticada pelo mercado interbancário, conhecida como "Ptax".
É importante lembrar que existem taxas de venda e de compra. Do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o