Cartel
No mundo, o combate aos cartéis também se intensifica. Alguns números interessantes mostram a importância do tema em âmbito internacional:
- Em 2001, a Comissão Européia multou mais de 50 empresas. As multas somadas resultam em quase ? 2 bilhões. Apenas uma empresa do ramo farmacêutico foi multada em mais de ? 400 milhões.
- Em 2002, outras três grandes condenações por cartel ocorreram na Europa: o cartel dos bancos austríacos, que multou oito bancos em mais de ? 120 milhões; o cartel da metionina, que impôs multa de ? 127 milhões; e o cartel dos gases médicos, que multou sete fabricantes em ? 25 milhões.
- O Reino Unido, após uma ampliação dos poderes investigativos das autoridades antitruste, passou a descobrir em média um cartel por mês.
- As autoridades norte-americanas, desde 1997, impuseram multas em condenações de cartéis que superam US$ 2 bilhões. A maior sanção já imposta nos EUA foi no cartel das vitaminas, com multas acima de US 1 bilhão. As sentenças de prisão aos administradores têm se avolumado, sendo a maior de 10 anos de reclusão.
Os números brasileiros mais recentes também surpreendem. A primeira condenação por cartel no Brasil ocorreu em 1999. Empresas do setor siderúrgico foram multadas ao equivalente a 1% do seu faturamento no ano anterior. Até bem pouco tempo, essa era a única condenação de cartéis ocorrida no Brasil.
A situação mudou em 2002. Mais duas condenações de cartéis em Santa Catarina e Goiás em que foram impostas multas aos sindicatos e aos postos de gasolina envolvidos, no valor de 10% do seu faturamento do ano anterior. Os meios de investigação usados foram muito mais