Retifica plana
Além da broca helicoidal existem outros tipos de brocas para usinagens especiais. Elas são por exemplo:
- Bronca de centrar é usada para abrir um furo inicial que servirá como guia no local do furo que será feito pela broca helicoidal. Além de furar,esta broca produz simultaneamente chanfros ou raios. Ela permite a execução de furos de centro nas peças que vão ser torneadas,fresadas ou retificadas. Esses furos permitem que a peça seja fixada por dispositivos entre pontas e tenha movimento giratório.
- Broca escalonada simples e múltipla serve para executar furos e rebaixos em uma única operação. É empregada em grande produção industrial.
- Broca canhão tem uma única aresta cortante. É indicada para trabalhos especiais como furos profundos,garantindo sua retitude,onde não há possibilidade de usar brocas helicoidais.
- Broca com furo para fluido de corte é usada em produção contínua e em alta velocidade,principalmente em furos profundos. O fluido de corte é injetado sob alta pressão. No caso de ferro fundido,a refrigeração é feita por meio de injeção de ar comprimido que também ajuda a expelir os cavacos.
- Broca com pastilha de metal duro para metais é utilizada na furação de aços com resistência à tração de 750 a 1400 N/mm² e aços fundidos com resistência de 700 N/mm². é empregada também na furação de peças fundidas de ferro,alumínio latão.
- Broca com pastilha de metal duro para concreto tem canais projetados para facilitar o transporte do pó,evitando o risco de obstrução ou aquecimento da broca. Diferencia-se da broca com pastilha de metal duro para metais pela posição e afiação da pastilha,e pelo corpo que não apresenta guias cilíndricas.
- Broca para furação curta é utilizada em máquinas- ferramenta CNC,na furação curta de profundidade de até 4 vezes o diâmetro da broca. É provida de pastilhas intercambiáveis de metal duro. Possui,em seu corpo,furos para a lubrificação forçada. Com ela,é possível obter furos de até 58 mm