Tecnologia
Retíficas
É um processo de usinagem por abrasão que realiza a correção de irregularidades de superfícies nas peças, reduzindo rugosidades, saliências, etc. Removendo amadas finas de material endurecido por têmpera, cementação ou nitretação. Muitas peças usinadas têm a retificação como à última de sua operação de uma ou várias superfícies. Suas principais características são: possibilidade de obtenção de tolerâncias apertadas de baixa rugosidade, baixa remoção de cavaco.
Retíficas planas
As retificadoras planas retificam peças com quaisquer tipos de superfícies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Conforme a posição do eixo porta-rebolo em relação à superfície da mesada retificadora, a retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical.
Rebolo
É a ferramenta utiliza para realizar a operação de retífica, possui uma superfície abrasiva, constituída de grãos de óxido de alumínio ou de carbeto de silício, entre outros, por este motivo que esta usinagem com o rebolo é considerado por abrasão.
O desgaste do material é muito pequeno, porque o rebolo arranca minúsculos cavacos durante a operação de corte, quando a aresta de grãos abrasivos incide sobre a peça.
As condições que devem ser levadas em consideração na escolha do rebolo são: o tipo, a dureza e a densidade do material a ser retificado, bem como o tipo de operação de retificação a ser realizada. Desse modo, escolhe-se o rebolo de acordo com sua forma, densidade e granulometria, definindo-se o tipo de liga utilizada na união dos grãos, a fim de se obter um melhor acabamento ou desbaste da peça. Geralmente, para peças moles, utiliza-se um rebolo duro, e vice-versa.
Elemento de Sujeição em Retíficas Planas
O dispositivo de sujeição a ser estudado é uma morsa que pode ser utilizado em várias operações em retíficas planas, constituído de