Retenção de Talentos
RETENÇÃO DE TALENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Desenvolvimento Organizacional
Hebert Abreu
RESUMO
RA: 2250496828 abreu@limao.com.br A globalização tem permitido o surgimento da discussão de alguns temas em gestão de pessoas tais como o aumento da concorrência global para o emprego, mercados e talentos. Esse estudo objetiva analisar a relação da gestão de talentos com o modelo de gestão de pessoas por competência.
No levantamento teórico, fez-se uma explanação sobre a gestão de recursos humanos que permitiu o desenvolvimento do referencial sobre o modelo de gestão de pessoas por competência e sobre a gestão de talentos, além de um breve relato a respeito dos profissionais da chamada Geração
Y. Foi possível verificar uma relação entre competências e gestão de talentos, sendo que os termos que implicam em competência são utilizados para caracterizar talentos e a gestão destes é feita com base em programas que representam um modelo de gestão de pessoas competitivo que avalia e atrai os melhores profissionais para manter a competitividade da organização. Palavras-Chave: Gestão de Pessoas; Retenção de Talentos.
Anhanguera Educacional S.A.
Correspondência/Contato
Alameda Maria Tereza, 2000
Valinhos, São Paulo
CEP 13.278-181 rc.ipade@unianhanguera.edu.br Coordenação
Instituto de Pesquisas Aplicadas e
Desenvolvimento Educacional - IPADE
Artigo Original / Informe Técnico / Resenha
Recebido em: 08/06/2013
Avaliado em: 08/06/2013
1
2
Retenção de Talentos nas Organizações
1.
INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas nas empresas apresenta uma característica marcante que é a sua permanente sujeição a fatores ambientais, sejam eles econômicos, sociais, demográficos ou empresariais (FISCHER, 2002).
Nesse sentido, a globalização abre a discussão de alguns temas em gestão de pessoas, em destaque o aumento da concorrência global para o emprego, mercados e talentos e o crescimento econômico dos mercados