Retenção de Talentos na Enfermagem
O valor das pessoas na organização é enfatizado por MAIO (2003, p. 26), relata que a incomparável contribuição das pessoas compreende seu comando de informação e experiência, sua habilidade de integrá-las e de fazer uso de seu discernimento pessoal, de se mostrar inovador e intuitivo e de desenvolver relacionamentos. Essas são as dinâmicas vitais de uma organização em processo de desenvolvimento. Sem as pessoas, todos os elementos estruturais- tanto relativos aos clientes como organizacionais- poderiam se desintegrar e, com toda certeza, deixariam de crescer. As únicas exceções possíveis seriam as metodologias devidamente documentadas ou o conhecimento patenteado [...]
A retenção de talentos é uma estratégia utilizada para reter profissionais com características competentes para desenvolver um trabalho com habilidade.
A retenção de talentos pela definição do dicionário HOUAISS (2009) talento significa: Intelecto notável, que se afirma por méritos excepcionais. Aptidão, capacidade inata ou adquirida.
Michaels, Handfield-Jones e Axelroad (2002) definem talento em seu significado mais geral como um conjunto de habilidades de uma pessoa- seus dons, habilidades, conhecimento, experiência, inteligência, discernimento, atitude, caráter e impulsos inatos, e que também inclui sua capacidade de aprender e desenvolver-se.
A retenção de talentos na enfermagem é possibilitada por ações como delegação de responsabilidades como no controle de materiais ou no controle de equipamentos,