HISTORIA DE mOÇAMBIQUE
No Sec. XIX a europa conheceu um novo movimento colonizador em resultados dos independencias dos paises do continente Americano, assim as potencias europeias viraram-se para o continente: Africano e Asiatico.
A economia portuguesa nos finais do Sec. XIX estava numa transição do feudalismo para o capitalismo onde: a industria, os transportes e o sistema bancario estavam numa fase enterianaria e dependiam fortimente de pais mais estaveis como: Englaterra, França e Alemanha.
A participação do portugal na conferencia do Berlim so pode ser entundida se tanoremos em consideração que as verdadeiras potencia capitalistas ( Englaterra, França e Alemanha ) esperavam explorar as suas coloniais com juntamente as portuguesas, portugal procurou tirar partido da sua condição de potencia menor pronoveu um jogo de alianças aproveitando-se do conflito entre as grandes potencias tendo surgido ( Portugal) como cintermediario da exploração capitalismo fazendo lucrar. É exemplo disso: A politica de sedencia de cimportantes arias de moçambique ao capital estrangeiro não portugueses sobre forma de campanheias, Assim a moçambique ocupou 1/h de moçambique com direito magestaticos e em troca porugal recebeu 10% de acções emdidas e 75% dos lucros totais.
Chegaram a moçambique nuitos portugueses nos Sec. XVI, XVII, XVIII, XIX. Inicialmente comerciantes para tentar obter ouro, marfim e os esrcavos, e vinham acompanhados de missionarios, que por sua vez construiram igrejas e ensinaram a religião catolisa e ocuparam melhores terras.
Alguns chefes aliaram-se aos portueses, Isso permitiu que os portugueses iniassem a exploração do nosso país.
Nos finais do Sec. XIX, portugal enviou para moçambique mais soldados e poderoso armamento para conquistarem e dominarem o nosso territorio.
Portugal estava a interessado na exploração directa das nossas riquezas – o ouro, o marfim, o algodao, o tabaco e a cama-de-açucar.
Deste 1890, a unica maneira de evitar tal