Reta de carga e aproximações do diodo
Reta de carga e aproximações do diodo
Introdução
Reta de carga
Reta de carga é um recurso usado para calcular o valor exato da corrente e da tensão de operação do diodo em um dado circuito. Essa reta é uma ligação entre dois pontos em um gráfico de uma curva característica de um diodo corrente x tensão, tais pontos correspondem à corrente de saturação (corrente máxima no diodo considerando-o como um “curto” – Vcc/Rl) e à tensão de corte (quando a corrente no diodo é mínima, a tensão no diodo é igual à tensão da fonte – Vcc) A intersecção da curva característica do diodo com a reta de carga é o ponto de operação do diodo (ponto quiescente), ou seja, é o ponto na qual o diodo irá operar, com o valor da corrente direta (ID) e o valor de tensão direta (VD).
Aproximações do diodo
Inicialmente em uma primeira aproximação, um diodo comporta-se como uma chave eletrônica fechada, quando diretamente polarizado e como uma chave eletrônica aberta, quando reversamente polarizado. Quando consideramos o diodo na primeira aproximação, também o chamamos de “diodo ideal”.
Numa segunda aproximação incluímos uma tensão quando o diodo está diretamente polarizado. Isto significa que consideramos uma tensão de 0,7V nos terminais de um diodo de silício quando em condução e uma tensão de 0,3V nos terminais de um diodo de germânio nas mesmas condições.
A terceira aproximação inclui além da tensão a resistência de corpo (rB), isto é, a tensão nos terminais de um diodo em condução aumenta com o aumento da corrente.
Objetivos O experimento tinha como um dos objetivos construir a reta de carga do diodo usando a curva característica feita na última aula, achando assim os pontos quiescentes, também chamados de ponto de operação de um diodo, comparando este com os valores medidos com o circuito em funcionamento. O outro objetivo era conhecer a influência das aproximações nos diodos para uma análise rápida de circuitos com diodos e calcular a